terça-feira, 24 de abril de 2012

O MITO NO ÂMBITO DA CULTURA OCIDENTAL.

Mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa, como a origem dos astros, da terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras do poder, etc. Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa que estar narrando. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu de quem testemunhou os acontecimentos.

EXEMPLO DE UM MITO BRASILEIRO

Mula-sem-cabeça: mulher que teve um romance com um padre e, por isso, se transforma na noite de quinta para Sexta-Feira da Paixão num animal que galopa soltando fogo pelas narinas. Veja o vídeo:


2 comentários:

  1. Os mitos acima de tudo organizavam as comunidades e formavam o ser pessoal dos cidadãos. A mitologia é uma forma para se compreender o mundo e entender coisas que para algumas pessoas é quase impossível de se entender ou explicar.

    ResponderExcluir
  2. Mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa por exemplo a origem do mal, do bem, etc.

    ResponderExcluir