segunda-feira, 30 de abril de 2012

CONCEITO DE ONTOLOGIA

O termo otologia é originário da filosofia grega.
Ontologia é um ramo da filosofia que lida com a nossa constituição mais íntima, isto é, com o nosso ser. Esse termo foi introduzido por Aristóteles para desenvolver um conhecimento, uma ciência do Ser, da Essência humana. Por isso, o termo significa: Ontós = Ser, e Logos = Conhecimento: Conhecimento sobre o Ser. Antes de passarmos para esse ramo do conhecimento que se chama Ontologia, trilhemos um caminho pelo problema do conhecimento desde Platão. Lembre-se: o conhecimento não está desvinculado da ontologia

2 comentários:

  1. Andréa, a antologia busca, portanto, o conhecimento profundo acerca da natureza do ser humano, levando em conta os aspectos fisiológicos e espirituais, confrontando-os com aqueles que caracterizam e distinguem os demais seres vivos.

    ResponderExcluir
  2. Cosmologia é o estudo que caracterizou a Filosofia nascente quando os primeiros filósofos ocupavam-se com a ordem do mundo, o KÓSMOS. Entretanto, pouco a pouco, essa Filosofia nascente tornou-se uma Ontologia, ou seja, passou-se a indagar o que era o próprio KÓSMOS, qual era o princípio eterno que ordenava todas as coisas e que permanecia imutável sob a multiplicidade e transformação delas.

    ResponderExcluir