terça-feira, 24 de abril de 2012

A DIFERENÇA ENTRE A “FILOSOFIA” E “FILOSOFIA DE VIDA”


Filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais, envolve a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o Homem e o ser. Originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.

No tema da filosofia da vida, cabem, pelo menos, duas aproximações complementares de caráter filosófico: a lógica e a metafísica ou mística. A primeira é a utilização da lógica a partir da definição de vida do dicionário e a análise do seu conteúdo e a sua relação com o ser humano e os seres vivos; tratando de procurar a origem da vida ou o que se poderia chamar a essência da vida ou Vida com maiúsculas.

Depois, uma aproximação direta, desde o interior de si mesmo, onde as palavras não contam, onde o pensamento é tão rápido que o percebemos só como sentimentos, aqueles sentimentos puros que não necessitam da lógica porque são coerentes em si mesmos.

Para exemplificar o que foi dito segue abaixo uma música de Martinho da Vila e Ana Carolina, intitulada: FILOSOFIA DE VIDA

2 comentários:

  1. É interessante recordar que as teorias sobre a origem da vida e a própria definição de vida, do ponto de vista da ciência, foram mudando com o desenvolvimento da mesma e, portanto, convém distanciar-se um pouco do momento científico concreto para chegar a um conceito mais permanente no tempo.

    ResponderExcluir
  2. Em nossa cultura, costumamos considerar que algumas coisas só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata. No caso Filosofia, esta pergunta apresenta-se com uma falsa pertinência, pois para muitas pessoas ela não tem utilidade nenhuma neste mundo marcado pela prática e pelo consumo imediato.

    ResponderExcluir