sábado, 12 de maio de 2012

O MÉTODO PEDAGOGIZADOR E A PRÁTICA EDUCACIONAL VOLTADA PARA INTERSUBJETIVIDADE

O método "pedagogizador" busca a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é relevante para as reais necessidades do aluno. Essa postura de educação está a serviço de uma sociedade mercadológica e tecnocrática. Daí as propostas pedagógicas estarem direcionadas a uma aplicação de técnicas a um sujeito, o aluno, tratado meramente como um objeto a ser conhecido e treinado para atender às exigências do mercado. Esse modelo de educação tem sido pensado como um dos maiores desafios da contemporaneidade, e os seus críticos vem tentando superar o estilo “pedagogizador” da educação.
   E uma das formas para a não utilização do método "pedagogizador", é a prática educacional voltada para a intersubjetividade. A prática da intersubjetividade segundo a proposta da Teoria da Ação Comunicativa permite a conciliação de dois mundos: o mundo do sistema e o mundo da vida, onde a teoria e a prática estão interligadas através de ações concretas, numa dinâmica comunicativa entre os atores envolvidos visando novas racionalidades. Nesse sentido, um modelo de educação calcado na intersubjetividade é o mais apto para a construção de pessoas realmente esclarecidas, criativas e autônomas

Um comentário:

  1. Conforme indagado por Sócrates a tempos, esse método pedagogizador não é nada interessante e democrático, ao contrário, é autocrático e conservador. E o que é pior, convivemos com isso nos dias de hoje. Os professores em sua maioria, seguindo regras impostas por seus superiores (governo), ensinam goela abaixo conteúdos pragmáticos e engessados, que como bem diz "não é relevante aos alunos". Os alunos por sua vez tem que digerir tal conteúdo sem contestar, pois devem ser educados para serem obedientes e não seres pensantes (o que é melhor para o governo).
    Em contrapartida a prática da intersubjetividade no campo da educação vem supera o modelo “pedagogizador” ao produzir indivíduos mais livres, autônomos, capazes de avaliar seus atos à luz dos acontecimentos, à luz das normas sociais legítimas e legitimadas pelos processos jurídicos e políticos, usando suas próprias cabeças, e tendo propósitos lúcidos e sinceros, abertos à crítica. A tarefa da educação é desafiar essas complexidades mediante o agir comunicativo

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